HELP FUEL
THE FUTURE

   
   

“Florida is especially vulnerable to fuel supply disruption as it imports 98 percent of its gasoline by sea.”


 ~ Governor Jeb Bush, State of Florida

 

Flórida, Brasil e BID Lançam a Comissão Interamericana de Etanol

~ Honorável Jeb Bush, Governador do Estado da Flórida, Sua Excelência Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior de Agronegocios da FIESP e o Sua Excelência Luis Alberto Moreno, Presidente do BID, lançam uma Comissão para promover o uso do Etanol em tanques de gasolina no Continente Americano ~

MIAMI, FL -- (MARKET WIRE) – 18 Dezembro, 2006 -- Em entrevista coletiva concedida hoje no Biltmore Hotel, o Honorável Jeb Bush, Governador do Estado da Flórida; Sua Excelência Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e Ex-ministro da Agricultura do Brasil; e o Embaixador Luis Alberto Moreno, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciaram o lançamento da Comissão Interamericana de Etanol. Bush, Rodrigues e Moreno serão co-diretores da comissão cuja missão é promover o uso do etanol nos tanques de gasolina nas Américas.

Rodrigues esteve acompanhado de uma delegação brasileira importante que contava com as presences de Linneu Carlos da Costa Lima, Secretário de Produção e Agroenergia; Silvio Crestana, Presidente da EMBRAPA; Eduardo de Carvalho, Presidente de UNICA; Luis Custódio Martins, Presidente de SINDAÇÚCAR - Minas Gerais; y Silas Oliva, Director de Petrobras. O Governador Bush esteve acompanhado de vários membros importantes do quadro e da equipe da Florida FTAA, inclusive o Embaixador Charles E. Cobb, Diretor da Florida FTAA; Brian C. Dean, Diretor-executivo da Florida FTAA e os co-diretores do Comite de Etanol da Florida FTAA: Jorge L. Arrizurieta, Diretor, International Policy Group, Akerman Senterfitt; Dominique Virchaux, Gerente Geral Virchaux & Partners; e Mario Fernandez, Presidente, COFE Properties, LLC. O Presidente Moreno também esteve acompanhado dos principais diretores do BID, inclusive da equipe sênior do departamento do banco voltado para Fontes Alternativas de Energia. Entre os demais presentes estavam líderes empresariais, especialistas em ciências e outros líderes do governo local.

Além disso, o lançamento contou com a presença do piloto Vitor Meira e executivos da IndyCar, inclusive o vice-presidente John Lewis, além da exibição do Indy Ethanol Show Car. A IndyCar é a primeira categoria do esporte automotor a entrar em uma nova Era, ao adotar 100% o etanol como o seu combustível para a temporada de 2007, que tem início no circuito de Homestead-Miami Speedway no Sábado, dia 24 de março. A IndyCar e sua parceira EPIC foram homenageadas durante o lançamento com o prêmio Akerman Senterfitt Inovador em Etanol 2007 na categoria de Esportes. De acordo com os executivos da IndyCar, "o etanol é mais barato, melhor para o meio-ambiente e um combustor de octano mais eficiente, o que acaba aumentando a velocidade e a potência exigidas pelo esporte." Tom Slunecka, Diretor Executivo da EPIC comentou que “a IndyCar series escolheu adotar 100% alcool combustivel para mandar uma mensagem aos consumidores que potencia e responsabilidade ambiental seguem lado-a-lado quando se escolhe o combustivel no posto”.

Bush, Rodrigues e Moreno analisaram os principais objetivos da Comissão, dentre os quais estão: promover uma presença maior do etanol na mistura de combustíveis em toda a região; promover a integração entre as iniciativas técnicas e científicas de pesquisa realizadas em todo o hemisfério e relacionadas à produção e à distribuição do etanol; determinar as necessidades de investimento tanto em agricultura quanto em infra-estrutura a fim de possibilitar a ampliação do mercado para a mistura de combustível com etanol; determinar as implicações econômicas e ambientais dos créditos de carbono produzidos pelo projeto; Incentivar o desenvolvimento de operações de etanol relevantes para o meio-ambiente; e propor um conjunto de ações a fim de criar um mercado internacional para o etanol.

A comissão instruirá os governantes e os legisladores em todo o hemisfério a respeito do etanol durante uma série de seminarios "road shows". Além de divulgar informações, despertar a cobertura da imprensa e de promover a discussão pública sobre as vantagens do etanol, essas feiras ajudarão no fechamento de parcerias com governos locais e grupos interessados, e ampliarão o uso e a produção para exportação do etanol.

O Ex-ministro Rodrigues falou a respeito do papel que o Brasil desempenha como líder mundial na tecnologia, na produção e na distribuição do etanol, destacando que o país produz aproximadamente 4 bilhões de galões de etanol por ano. Ele disse que os "recursos brasileiros para a produção do etanol e a tecnologia tornam a nação líder no hemisfério" e enfatizou que "agora, com a parceria firmada com o Estado da Flórida e o estabelecimento de um fórum formal de cooperação entre a comissão, os países americanos se beneficiarão da expansão do uso e da produção do etanol". O Brasil é um dos maiores parceiros comerciais da Flórida, com um comércio bilateral próximo dos 10,9 bilhões de dólares norte-americanos em 2005.

O Governador Bush destacou o possível papel que o comitê pode desempenhar na contribuição para uma dependência cada vez menor de petróleo importado por parte dos Estados Unidos, diversificando a economia de combustíveis do país. Ele disse: "Com toda esta comissão, a Flórida tem uma grande oportunidade de estar à frente na promoção de uma política energética que reforce a nossa segurança nacional, estimule o desenvolvimento econômico, aumente o nível de proteção do nosso meio-ambiente e promova o livre comércio no hemisfério."

A participação do Presidente Moreno na Comissão Interamericana de Etanol reflete suas expectativas de que a comissão servirá como um meio de distribuir o desenvolvimento econômico e de diminuir a pobreza na América Latina e na região do Caribe.

Os três líderes chegaram a um consenso de que a cooperação em torno de uma energia renovável tem o potencial de servir como um elemento integrador entre as Américas, o que contribui para o crescimento econômico e um meio-ambiente mais protegido. Todos os três fizeram alusão às oportunidades significativas que a expansão da produção de etanol cria para o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos em todo o continente americano.

A idéia de formar essa comissão surgiu de uma proposta política que o Governador Bush enviou a Washington em abril deste ano. Sua proposta "Hemispheric Wide Approach to Ethanol" argumenta que os Estados Unidos deveriam adotar uma iniciativa consistente para injetar 15 bilhões de galões de etanol anuais no mercado até 2015 ("15 em '15") -- aproximadamente 10 por cento da demanda nacional atual de gasolina e o dobro do volume exigido pelo Energy Policy Act de 2005.

A Comissão Interamericana de Etanol promove o uso do etanol em tanques de gasolina do Continente Americano e tem como co-diretores Jeb Bush, Governador do Estado da Flórida; Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior de Agronegocios da FIESP e Ex-ministro da Agricultura do Brasil; e o Embaixador Luis Alberto Moreno, Presidente do BID. A comissão fomentará a consciência das vantagens proporcionadas por combustíveis renováveis às economias americanas e auxiliará na criação de uma estrutura para que haja um mercado organizado e viável para o etanol, promovendo as políticas necessárias para distribuir investimentos estrangeiros e domésticos na produção e na infra-estrutura de combustíveis renováveis.


Fonte: Comissão Interamericana de Etanol
 

Back to Press Releases
 

   

The Interamerican Ethanol Commission - Conference Center of the Americas,

1200 Anastasia Ave, Ste 500, Coral Gables, FL 33134 | Phone: 305-476-0155 | Fax: 305-476-5452


Link2city.com   Search Engine Optimization - Marketing - Consulting